Após mais de sete meses em greve, Auditores-Fiscais aprovam proposta do governo e encerram movimento
11/07/2025 • Movimentos e organização

DS Curitiba
Auditores-Fiscais da Receita Federal aprovaram, em Assembleia Nacional realizada nos dias 9 e 10 de julho, a proposta do governo federal e encerram a greve da categoria. A decisão ocorre após mais de sete meses de intensa mobilização, com greves em diversos setores e unidades, bem como operação padrão nas aduanas. A diretoria da Delegacia Sindical de Curitiba defendeu na Assembleia que era o momento de aceitar o acordo e de construir a próxima pauta de reivindicações.
A participação dos colegas foi massiva, com 8.750 Auditores-Fiscais registrando seu voto, sendo 4.539 ativos e 4.198 aposentados. Ao todo, 64,44% dos votos, decidiram pelo fim da paralisação. O estado de mobilização, contudo, continua.
Na Delegacia Sindical de Curitiba a participação dos colegas foi expressiva. Ao todo, 277 pessoas participaram e foram registrados 187 votos favoráveis à proposta e 90 contrários. Não houve nenhuma abstenção. Ao todo, 18 pessoas participaram de forma presencial e 259 na modalidade telepresencial.
A proposta foi apresentada ao Sindicato Nacional em reunião realizada no último dia 3 de julho pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O texto contempla avanços significativos para os integrantes da carreira: reajuste de 9,22% no vencimento básico, alteração no percentual do bônus para aposentados, elevando-o para 52%, além da aceleração dos prazos de progressão, reduzindo de 10 para 8 anos o tempo necessário para atingir o topo da carreira.
A Direção Nacional destacou o compromisso e a força da categoria, que sustentou uma greve nacional por mais de sete meses com ações de impacto nas Aduanas e na própria dinâmica da Receita Federal. Embora a proposta não contemple a totalidade das reivindicações, o resultado é considerado uma conquista relevante.
“Agora, após essa conquista – que precisa ser reconhecida como conquista, ainda que a proposta não tenha atendido na integralidade os pleitos da categoria –, a hora é de nos prepararmos para alcançarmos mais vitórias. A Direção Nacional já solicitou à Administração a abertura de uma mesa setorial para discutir pautas importantíssimas para as quais o trabalho não vai parar”, diz trecho da nota publicada no site da DEN.
O resultado da votação já foi comunicado oficialmente aos ministérios da Fazenda e do MGI, bem como à Secretaria da Receita Federal. Com isso, os Auditores-Fiscais retomaram suas atividades a partir desta sexta-feira, 11 de julho.
Fonte: DS Curitiba