Sindifisco

Auditores-fiscais da 9ª Região realizam ato de protesto com bolo do aniversário de 90 dias da greve

26/02/2025 • Movimentos e organização

Sindifisco

DS Curitiba

Nesta terça-feira (25) Auditores-Fiscais de todo o país realizaram mobilizações em suas respectivas regiões fiscais para marcar os três meses de greve da categoria. Em Curitiba, colegas de diversas Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional no Paraná e Santa Catarina realizaram um ato na Superintendência da 9ª Região Fiscal com um bolo que marcou o aniversário de 90 dias de paralisação da categoria.


“Todas as regiões fizeram este movimento de pressão e cobrança da administração. Aqui foi muito positivo. Primeiro porque nós tivemos um número significativo de representantes na reunião. A participação de colegas de outras delegacias, como Ponta Grossa, Joaçaba e Florianópolis é o sinal de que regionalmente estamos mobilizados”, aponta o presidente da DS Curitiba, Carlos José de Oliveira.


De acordo com ele, a expectativa é de que a articulação entre os auditores-fiscais siga crescendo. “Precisamos encaminhar para a solução do impasse. Todo esse tempo de greve é uma coisa que não agrada ninguém. A greve é sempre o último recurso e precisamos ter uma solução porque ou resolve ou acirra. Apostamos na solução, mas também a categoria tem demonstrado que está pronta para o acirramento. É preciso seguir aumentando o movimento para se fazer ouvir. Naquilo que é direito, naquilo que reivindica o cumprimento de uma cláusula de acordo, que é a cláusula sexta do termo de acordo. Afinal, a categoria reivindica o reajuste do vencimento básico, o plano de saúde e a igualdade do bônus. Meu balanço é que foi muito positivo este ato”, destacou Oliveira.


O representante do comando regional de mobilização da Delegacia Sindical de Florianópolis, Arthur Felipe dos Santos Accorsi, veio até Curitiba para participar da manifestação que implica a 9ª Região Fiscal. “Precisamos aumentar ainda mais a pressão em nossa mobilização. É necessário acirrar ainda mais para que este cabo de guerra, esta contraposição de forças, seja vencida pela nossa categoria”, projetou.


Accorsi destacou alguns dos pontos que precisam, urgentemente, serem adequados. “Tem o reajuste do vencimento básico e a questão do plano de saúde. Isso para que se mantenha a equidade entre carreiras de estado que historicamente sempre foram equivalentes, como a procuradoria da Fazenda Nacional, os delegados da Polícia Federal e os auditores-fiscais”, afirmou.


Edmir Paes e Lima, secretário geral da DS de Florianópolis, avaliou a reunião com a Superintendência como produtiva, mas ressaltou que o superintendente tem ações que podem contribuir para a mobilização. “Ele tem ações que pode tomar para auxiliar na mobilização, como, por exemplo, não nomear administradores”, afirmou Edmir, que acredita que a mobilização deve continuar e se intensificar, com a greve se acirrando para atingir os objetivos.


Os auditores-fiscais foram recebidos pelo superintendente da 9ª Região Fiscal, Fábio Boschi, que fez um relato aos colegas presentes. “O secretário está desenvolvendo um ambiente ali, atuando como condutor da solução desta situação. Ele disse que as negociações estão em andamento, uma tendência que tudo termine de maneira positiva e nos informou que neste momento mais detalhes não são passíveis de serem repassados”, disse Boschi.


 Ele também reiterou que o atual cenário não é agradável para nenhum dos lados. “Estamos todos juntos. Não vejo a hora que isso se resolva e não tem nenhuma fala sobre meta ou sobre o desenvolvimento dos trabalhos”, comentou, antes de reforçar os indicadores positivos do trabalho realizado na região fiscal no ano passado. “Fomos a segunda melhor região em performance no incremento percentual da arrecadação. Só quero dizer que o trabalho de vocês e de todas as equipes, de todas as unidades, é bastante aguerrido, é primoroso. Ele traz os resultados que a sociedade precisa”, finalizou.


A categoria seguirá em greve, mobilizada e acirrando as ações até que os compromissos assumidos pelo Governo Federal sejam definitivamente efetivados.


CLIQUE AQUI para ver mais imagens do ato.


Fonte: DS Curitiba