Sindifisco

Direção Nacional participa de ato em defesa da democracia e cobra atenção à pauta dos Auditores-Fiscais em conversa com ministro Fernando Haddad

09/01/2025Movimentos e organização

Sindifisco

Aline Matheus - Sindifisco Nacional



O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Dão Real, o vice-presidente Auditor-Fiscal Samuel Rebechi, e a diretora-adjunta de Estudos Técnicos, Auditora-Fiscal Maria Regina Duarte, estiveram, nesta quarta (8), na cerimônia em defesa da democracia realizada pela Presidência da República, no Palácio do Planalto, em Brasília. “Dia 8 de janeiro é dia de lembrar o que aconteceu em 8 de janeiro de 2023, um atentado contra a democracia do Brasil. Não poderíamos deixar de comparecer a este evento simbólico tão importante para a história do nosso país”, afirmou Dão Real.  


Durante a solenidade, o presidente do Sindifisco conversou diretamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o secretário-executivo da pasta, Dario Durigan, com o secretário de Política Econômica, Guilherme Mello, e com o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. A todos, reforçou a importância e urgência de o governo federal negociar com os Auditores-Fiscais, que estão em greve pelo reajuste do vencimento básico. Da pauta de reivindicações dos Auditores-Fiscais, constam o reajuste mínimo de 28% no vencimento básico (IPCA retroativo a 2016, menos os 9% de 2023), bônus integral para todos os Auditores-Fiscais ativos e aposentados e a implementação da destinação de recursos do Fundaf para o custeio do plano de saúde para os Auditores e seus dependentes. 


A todos os interlocutores, o presidente do Sindifisco transmitiu o sentimento de indignação da categoria e deixou claro que a Receita Federal só voltará ao seu pleno funcionamento quando houver a negociação. “Aproveitamos essa oportunidade também para conversar com autoridades de diversos ministérios tratando da importância da pauta dos Auditores-Fiscais, para a Receita Federal voltar à normalidade no trabalho, rapidamente”, completou. (veja vídeo acima


Do Ministério da Fazenda, todos – ministro e secretários – reconheceram a importância da Receita Federal para o país e afirmaram estar atentos aos pleitos da categoria. Durigan afirmou que os resultados da arrecadação têm sido importantes e que o governo precisa manter o ritmo de crescimento. Nesse contexto, ele tem defendido, em diversos espaços de poder, os pleitos dos Auditores-Fiscais e a importância de a Receita estar em plena atividade. 


Barreirinhas relatou ao secretário-executivo do Ministério da Fazenda que o Sindifisco tem sido um importante parceiro na proposição de novas regras tributárias com foco na justiça fiscal e elogiou a capacidade técnica dos Auditores-Fiscais de todo o país. 


Acompanhando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e as autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, os representantes do Sindifisco desceram a rampa do Palácio do Planalto. Em seguida, participaram de um abraço simbólico à democracia na Praça dos Três Poderes. 



Fonte: Aline Matheus - Sindifisco Nacional