DS Curitiba recebe a Comissão de Aprovados no Concurso da RFB e reitera apoio à contratação dos excedentes
12/04/2024 • Notícias

DS Curitiba
Diretores da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional recepcionaram nesta quinta-feira (11) a visita da representante da Comissão de Aprovados no Concurso da Receita Federal do Brasil (RFB) de 2023, Ana Carolina Bernardini de Melo, à sede local do Sindicato.
O encontro possibilitou que os diretores pudessem ouvir as demandas da organização dos aprovados e reiterar o apoio institucional à causa da convocação dos excedentes, além de buscar possíveis ações conjuntas. “A recepção foi excelente. A diretoria presente se mostrou muito prestativa em relação ao nosso pedido de convocação de 100% dos excedentes. As providências já começaram durante a reunião, em contatos com autoridades e sugestões de atividades, tanto aqui em Curitiba, como em Brasília”, afirmou Ana Carolina.
A Comissão reúne os candidatos aprovados para os cargos de auditor-fiscal e analista. “Nossa intenção, enquanto Comissão, é estabelecer parcerias com os sindicatos para dar visibilidade à causa, trocar experiências e obter sugestões de atuação, além de viabilizar contatos, através do Sindifisco, com autoridades que possam nos auxiliar”, completou.
A recomposição do efetivo da RFB é uma pauta permanente de reivindicação do Sindifisco Nacional, tendo em vista a drástica redução do número de servidores do fisco nos últimos anos. Antes de 2023, havia 10 anos que a Receita Federal não realizava concurso público para recomposição do seu quadro funcional. Isso representou a redução de 40% na força de trabalho e atualmente ainda existem 1.400 auditores e 800 analistas que estão aptos a se aposentarem.
O concurso de 2023 ofertou apenas 230 vagas de contratação imediata para o cargo de auditor e 469 de analista. Porém, restam ainda 198 aprovados no cargo de auditor e 320 de analista no cadastro de reserva. A convocação da totalidade desse quantitativo representaria uma reposição inferior a 5% do quadro de servidores da RFB.
“Além da diminuição ferrenha do quadro funcional da Receita Federal nos últimos anos, que por si só mais que justificaria a contratação de 100% do cadastro de reserva do último concurso, as novidades implantadas no sistema tributário brasileiro, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária, também reforçam a urgente necessidade de ampliar o efetivo do fisco”, expôs o vice-presidente da DS Curitiba, Mário Mendes de Barros.
A representante da Comissão ainda agradeceu pela receptividade da DS Curitiba. “Os diretores que me receberam demonstraram-se muito sensíveis e preocupados com a nossa causa. É muito satisfatório para nós, futuros servidores da Receita Federal, notar que existe uma representação sindical na DS Curitiba tão diligente, prestativa e aberta para nos ajudar”, finalizou Ana Carolina.
Fonte: DS Curitiba