Sindifisco

Sindicatos e Comissão de Aprovados reivindicam apoio das autoridades da 9ª Região para a convocação dos excedentes

17/05/2024Movimentos e organização

Sindifisco

DS Curitiba

Representantes da Delegacia Sindical de Curitiba do Sindifisco Nacional, do Sindireceita e da Comissão de Aprovados no Concurso da Receita Federal do Brasil (RFB) de 2023 se reuniram com autoridades da Superintendência da 9ª Região da RFB nesta quinta-feira (16), em Curitiba. 


O encontro contou com a presença do adjunto da Superintendência, Márcio Luiz Zamian, e do ajunto substituto, Marcus Vinícius Pereira Lacerta. O superintendente titular da 9ª Região, Fábio Eduardo Boschi, tinha compromissos em Brasília-DF e não pôde participar. 


O objetivo da reunião foi requisitar o empenho das autoridades tributárias no sentido de sensibilizar o Governo Federal para a convocação, ainda neste ano, do conjunto dos aprovados no último concurso público. “Há carência de auditores-fiscais e analistas em todas as áreas. Mesmo se todos que passaram no concurso forem chamados, ainda haverá grande falta de efetivo na Receita Federal, dada a redução drástica no número de servidores da pasta nos últimos anos. A convocação imediata dos excedentes permitiria a realização de um único treinamento, algo mais dinâmico e eficiente do que formar várias turmas nos próximos períodos”, defende Paulo Diniz D’Ávila, secretário geral da DS Curitiba do Sindifisco.


Para a representante da Comissão dos Aprovados, Bárbara Gomiero, o encontro foi positivo. “Os dois adjuntos foram bem receptivos ao nosso pleito e afirmaram que estão totalmente de acordo quanto à necessidade de chamar todos os aprovados. Disseram, ainda, que o superintendente nos daria total apoio, inclusive para apresentar nosso material às demais autoridades que estiverem presentes na RAE (Reunião de Avaliação Estratégica), que está acontecendo nesta semana em Brasília e reúne todos os superintendentes regionais da RFB”.


De acordo com Ana Carolina Bernardini de Melo, também da Comissão dos Aprovados, ambos os adjuntos consideram como certa a nomeação de 25% dos aprovados. “Em relação aos demais, eles disseram que dependemos de apoio político e destacaram a importância do trabalho junto aos parlamentares para ampliar as convocações”, afirmou. A Comissão ainda foi representada na reunião por Diego Mendonça Domingues.


A recomposição do efetivo da RFB é uma pauta permanente de reivindicação do Sindifisco Nacional. Antes de 2023, havia 10 anos que a Receita Federal não realizava concurso público para reposição do seu quadro funcional. Isso significou uma redução na ordem de 40% da força de trabalho. Atualmente ainda existem 1.400 auditores e 800 analistas que estão em condições de aposentadoria.


O concurso de 2023 ofertou apenas 230 vagas de contratação imediata para o cargo de auditor e 469 de analista. Porém, restam ainda 198 aprovados no cargo de auditor e 320 de analista no cadastro de reserva. A convocação da totalidade desse quantitativo representaria uma reposição inferior a 5% do quadro de servidores da RFB.


Fonte: DS Curitiba